Os BDRs, Brazilian Depositary Receipts, são ativos (valores mobiliários) que representam Ações de empresas estrangeiras emitidas e negociadas no Brasil. Na prática, é uma maneira simples de investir no exterior em companhias como Disney, Google, entre outros, e até mesmo em empresas brasileiras que decidiram abrir capital em outros países.
Existem 2 tipos de BDR's:
1. BDRs Não Patrocinados
Quando a empresa estrangeira NÃO participa do processo. Ou seja, apenas a instituição depositária faz a emissão dos BDRs. Neste caso, a instituição depositária mantém uma conta em uma instituição custodiante no exterior onde ficam depositadas e bloqueadas as Ações que servem de garantia dos BDRs. Também, fica por conta da instituição depositária a responsabilidade de divulgar todas as informações importantes sobre a empresa estrangeira.
2. BDRs Patrocinados
Quando a empresa estrangeira tem interesse em abrir o capital no Brasil e, por isso, participa de todo o processo dos BDRs: desde a escolha da instituição depositária, até a emissão e negociação dos ativos. Os BDRs patrocinados podem ser do Nível 1, Nível 2 ou Nível 3, dependendo do tipo de distribuição de cada um e o volume de informações sobre as empresas:
- Nível 1: Aqui, a empresa estrangeira não precisa estar registrada na CVM e as informações disponibilizadas aos investidores e as exigências regulatórias são menores. Esse tipo de BDR também era negociado apenas por clientes Investidores Qualificados (com mais de R$ 1 milhão em investimentos). Agora, com as novas regras, qualquer pessoa física poderá investir nesses ativos;
- Nível 2: A empresa estrangeira precisa estar registrada na CVM e, por isso, deve seguir as mesmas regras regulatórias exigidas no Brasil. Este tipo de BDR é negociado por todos os clientes, não apenas para os Investidores Qualificados;
- Nível 3: Bem parecido com os requisitos do Nível 2, pois a empresa estrangeira também deve estar registrada na CVM. Esse tipo de BDR é negociado por todos os clientes se a emissão tiver sido por uma Oferta Pública ou, então, apenas para Investidores Profissionais caso a emissão tenha acontecido por esforços restritos.
🎥 VÍDEO: O que é BDR?
Nos ajude a melhorar este conteúdo avaliando se essa informação foi útil ou não 😉