Para comunicar o falecimento do titular de uma conta NuInvest e dar entrada no processo de espólio (herança), o inventariante (pessoa responsável pelo inventário) precisará nos enviar através do e-mail espolio@nuinvest.com.br os seguintes documentos listados abaixo para que possamos solicitar o bloqueio de conta(s) de titularidade do falecido:
- 1 cópia autenticada da Certidão de Óbito;
- 1 carta assinada no modelo solicitado pela NuInvest (Anexo I), com reconhecimento de firma pelo inventariante;
- 1 cópia autenticada da decisão judicial (se inventário judicial) ou de escritura pública (se inventário extrajudicial) de nomeação do inventariante; e
- 1 cópia autenticada do documento de identificação do inventariante e dos herdeiros.
FIQUE ATENTO:
- O prazo para conclusão do processo de Espólio será de até 30 dias úteis a partir do recebimento do inventário e do envio da documentação completa.
- Dependendo do ativo financeiro, e para evitar sobras de quotas ou ações em nome do falecido após a partilha, recomendamos que a partilha do respectivo ativo financeiro entre os herdeiros seja feita pela quantidade de quotas ou ações e não pela porcentagem.
- A transferência pode ser de custódia, de ativos e/ou de saldo financeiro disponível na conta do falecido.
- Caso os herdeiros não possuam conta aberta na NuInvest, e não tenham desejo em fazê-la, deverão indicar no Anexo II a instituição e conta para onde os ativos deverão ser transferidos.
- Além dos procedimentos descritos nos itens acima, em alguns casos, as normas e regulamentações específicas de cada categoria de ativo podem determinar dificuldades ou procedimentos específicos a serem adotados para a transferência em caso de sucessão.
- Se houver ativos destinados exclusivamente a Investidores Qualificados ou Investidores Profissionais, e qualquer dos herdeiros não preencher tal perfil, sendo impossível a referida transferência, tais ativos deverão, obrigatoriamente, ser liquidados e o montante decorrente de sua liquidação deverá ser transferido ao respectivo herdeiro.
A comunicação do óbito de um cliente é fundamental para inibir cobranças de taxas de investimento ao falecido, como por exemplo a Taxa Semestral cobrada pela B3. Assim que a comunicação é feita, já solicitamos o bloqueio da conta do cliente falecido e os herdeiros podem enviar as documentações para pedir o resgate ou transferências dos investimentos para outras corretoras.
Toda tratativa do processo de espólio é realizada por e-mail. Se houver dúvidas sobre o processo, enviei um e-mail para espolio@nuinvest.com.br.
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